Viña Errazuriz, pioneira e expoente da viticultura chilena

Por: Brunno Guedes

Viña Errazuriz, pioneira e expoente da viticultura chilena

Hoje vamos falar de uma vinícola que tem 150 anos e tem vinhos soberbos, essa vinícola foi  fundada por Don Maximiano no ano 1870 com uma grande visão de futuro , um espírito inovador e pioneiro, plantou as primeiras vinhas francesas no Vale do Aconcágua. Sua garra e criatividade foram passadas para as gerações futuras e, em pouco mais de um século, seus descendentes consolidaram a vinícola e posicionaram seus vinhos entre os mais conceituados do mundo.

Em 2019 liderou o ranking dos melhores vinhos no Guia Descorchados na edição 22ª, o Guia de Vinhos do jornalista especializado Patricio Tapia, que reconhece os melhores expoentes da vitivinicultura chilena, Viña Errazuriz se destacou com louvores nos rankings da publicação entre os melhores vinhos, demonstrando sua solidez enológica. No mesmo ano a Viña Errazuriz: mais uma vez se destacou como os melhores vinhos do Chile de acordo com Robert Parker's Wine Advocate.

A linha que provei esta semana teve seus vinhedos plantados em 1992.

A Errazuriz Ovalle é a maior empresa familiar de vinhedos e bodegas do Chile. Localizada no Valle de Colchagua e Lontue os campos dos Vinhedos da Errazuriz Ovalle cobre uma extensão de 2500 hectares. Com vinhedos declarados irrigados por gotejamento, 2.000 hectares destes vinhedos estão incluídos nos Valles de Colchagua, que pertencem à família a mais de cem anos. As terras de Marchigüe que estão regados nos Valles de Colchagua fazem parte de uma área privilegiada com clima extraordinário e solos propícios ao cultivo da uva.

Vinhedos da Errazuriz Ovalle (Divulgação)

No Valle de Colchagua são encontrados 14 diferentes tipos de uvas que foram plantadas no início de 1994 e agora se referiu em sua produção máxima.

Os esforços da família Errazuriz Ovalle transformavam os solos de baixo valor comercial num verdadeiro núcleo de prosperidade e fonte de trabalho para milhares de pessoas, dando continuidade a uma tradição familiar que contribuí para o progresso do Chile.

Brunno Guedes: Sommelier Ceo da       VinoArt ©.  Formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS / RJ), possui o nível da International Sommelier Guild, uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, além do certificado IBRAVIN - Qualidade na taça 2015. Lecionou no Senac do Rio de Janeiro, foi consultor do Empório Cadeg, é colunista especializado em vinhos e já conta com mais de 15 anos de experiência no mercado.