Falando sobre vinhos/Vinho Pontuado é bom?

Falando sobre vinhos/Vinho Pontuado é bom?

Segue a dica:

vamos tratar a degustação de forma técnica. Quer saber mais? Toda sexta-feira aqui! 

Conforme falado na semana passada, avaliações de críticos renomados podem ajudar na escolha de um vinho de qualidade, mas isso não é uma regra. Cada vinho se comporta de forma difusa e possui características que mudam de região para região. Inclusive, vinhos de uma mesma região podem ter características distintas. Por exemplo, vejamos um caso de chardonnay plantado em um terroir de 300m de altura e outro próximo a uma colina. Dependendo do quanto cada um pegou de sol, sombra ou chuva, os dois que foram plantados na mesma região, terão tipicidades diferentes.

Outro caso a ser observado que pode mudar completamente o que você espera em um vinho, é a lei que rege o varietal do assemblage. Dependendo da legislação de cada país, a porcentagem do varietal varia de 75 a 90%, não sendo obrigatória a menção do restante das uvas. Portanto, podemos observar a descrição de 100% malbec em um rótulo quando, na verdade, teve o acréscimo de outras uvas. O que significa a descrição de malbec, malbec, malbec em um rótulo? Significa que aquele rótulo foi produzido com a variedade malbec em terroirs distintos, dando-lhe uma característica única e singular. 

Os exemplos acima colaboram para que possamos compreender melhor a diferença entre um avaliador profissional e um amante do vinho. O primeiro, saberá exatamente onde e como foi produzido, com quais uvas, qual a safra, etc; Enquanto, o segundo vai achar que tudo é chardonnay ou malbec.

Existem, atualmente, várias escalas e cada uma possui seus critérios de avaliação. Avaliadores como Robert Parker (The Wine Advocate), Jancin’s Robinson, Revista Decanter, Wine Expectator, Gambero Rosso, Adega, etc, podem auxiliar a grande maioria dos consumidores a encontrar um vinho avaliado como bom. Ressalto novamente que essas avaliações são feitas por pessoas com grande conhecimento e, por mais que elas sigam orientação técnica, sempre vai existir a influência do seu gosto individual.

Use-a como uma orientação para ajudar a encontrar um vinho de acordo com o seu gosto, mas nunca subestime sua própria opinião. Por mais premiado que o rótulo seja, lembre-se de que pontuação não é gosto. Se você não se adaptou com o sabor ou aroma do vinho específico, não compre da próxima vez que for repor a sua adega.

Segue a dica de filme! 

  • Recomendo o filme “O Julgamento de Paris” (“Bottle Shock”), para o tema abordado nesta coluna. Na próxima sexta tem mais!

Steven Spurrier (1941-2021), foi um dos mais importantes influenciadores no mundo do vinho, usando uma terminologia bem moderna. Seu currículo é impressionante (Divulgação)

É com imensa tristeza que nos despedimos de Steven Spurrier. Para você que não o conhece, Spurrier foi uma das pessoas de grande influência no mundo do vinho. Dono de uma carreira notável como comerciante, educador, escritor, degustador e, mais recentemente, enólogo. Plantou um vinhedo na fazenda de sua esposa em Dorset’s Bride Valley, em 2009, para fazer espumante inglês – um projeto que ele descreveu como “o último lance dos dados de vinhos Spurrier”.

Glossário do Vinho

Terroir é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho. 

Assemblage: Vinho de corte em português, blend em inglês, e assemblage em francês. Todas essas palavras indicam vinhos que foram produzidos a partir da união de duas ou mais variedades de uva. 

Varietal: O  vinho varietal  é uma presença constante na vida de todo apreciador de vinho. Geralmente, ele é identificado quando a pessoa lê o nome de apenas uma uva no rótulo.  Ex: 100% Malbec. 

>Malbec: uva francesa da cidade de Cahors, que conquistou a Argentina, a Malbec encontrou condições ideais de crescimento na Argentina, onde hoje é o carro chefe dos vinhos. 

Até a próxima semana!