Contato

Mande suas dúvidas e sugestões para vanessasobral@ig.com.br

51 thoughts on “Contato

  1. ola vanessa,
    tenho visto todos os seus videos ja a algum tempo,e fiquei quietinho no meu canto até agora.pois sou candidato a enofilo e como tal estava com receio de fazer perguntas e pagar (mico) vc me entende.
    acho vc super simpatica e de palavras simples,super importante para nos que estamos tentando iniciar .
    gostaria se possivel que vc me indica-se um livro que ao seu juizo seja interessante para iniciante.
    obs: vou na expovinis e terei o maior prazer em te conhecer.
    abraço de genival,e,familia

    • Olá Genival,

      Obrigada por escrever. Eu lhe recomendo o livro “Conheça Vinhos” de Dirceu Vianna Jr e José Ivan Santos, editora SENAC. É um livro de linguagem simples e bastante conteúdo. Espero que goste!
      Eu devo ir à Expovinis, provavelmente no primeiro dia. Com certeza também ficarei feliz em conhecê-lo.
      Abraços.

  2. ola tudo bem meu nome e sergio luiz sou representante de vinhos perini fico a sua disposiçao para maiores esclarecimento e aguardamos um agendamento para falarmos de condiçoes comercial grato

    contato: sergio luiz
    email: sergioluizramos123@hotmail.com
    fone:47-84542574 47-89133613 47-92705993

  3. Vanessa, tenho uma garrafa de champagne Krug de 92. Ela está à venda no mercado livre a alguns meses, gostaria de saber de você, quem teria um interesse grande por uma garrafa como está. Desejo intensificar as possibilidades de contato.
    Antecipadamente, parabéns pelo blog e obrigado.

    • Olá Tiago,

      Se eu souber de alguém que tenha interesse eu lhe aviso. Obrigada pelo contato!
      Abraços

  4. Olá Vanessa….

    Parabéns pelos videos. Tive o prazer em degustar um delicioso vinho Nieto Senetiner Petit Verdot Malbec reserva 2009. Até então não gostava de vinhos e este foi o divisor de águas. Estou aos poucos aprendendo sobre esta maravilha. Não posso fazer compra de vinhos caros mas acredito que estou aprendendo bastante com outros vinhos com melhor custo benefício. Gostaria de saber se você disponibiliza material (alem dos vídeos) para iniciantes em degustação de vinhos ou qual livro você recomenda para identificação de sabores e aromas. Obrigado e mais uma vez parabéns!
    Abraços.

    • Olá Dario,
      Infelizmente eu não tenho nenhum material disponível, mas lhe recomendo a leitura de “Conheça Vinhos” de Dirceu Viana Jr. e José Ivan Santos. Acho que vai gostar.
      Obrigada por escrever. Continue degustando!
      Abraços,
      Vanessa Sobral

  5. Boa tarde Vanessa, tudo bem? Estou fazendo uma pesquisa sobre rastreabilidade de vinhos e encontrei material sobre as estiquetas DOCG. Gostaria de saber se você pode indicar onde eu consigo as informações sobre o vinho tendo o código da etiqueta. Por exemplo: comprei um vinho Fontana Fredda que possui esta etiqueta e nela tem um codigo único. Eu consigo consultar as informações do vinho atraves deste, visto que pelo que eu entendi, este é um dos objetivos das etiquetas DOCG..Agradeço o apoio. Abraço, Monica

    • Olá Mônica,

      Não tenho conhecimento sobre rastreabilidade de vinhos. A sigla DOCG significa, na tradução, Denominação de Origem Controlada e Gantantida. Quando ela aparece em um vinho, isto quer dizer que ele foi produzido seguindo as normas que regulamentam a região. Que eu saiba, ela não tem relação com rastreabilidade. Este código único que vc mencionou não seria um número de lote ou RQ code? Desculpe não poder ajudar mais.
      Abraços,
      Vanessa Sobral

  6. Oi Vanessa, como vai? Conheci seu trabalho recentemente e gostei muito. Trabalho em uma empresa multinacional americana que fabrica taças e gostaria de sua ajuda. Quero fazer um curso simples sobre vinhos e as taças mais indicadas para cada tipo vinho. Onde vc me indica fazer este curso? Vc tb dá cursos?
    Muito obrigada.
    Um abraço e parabéns pelo belíssimo trabalho!

    • Olá, Simone!
      Na própria home do blog tem o link “Cursos” onde estão listadas algumas escolas que recomendo.

      Abraços,

      Vanessa

  7. Olá Vanessa

    Recentemente estive no Chile e lá foi informado na vinicola que visitei que a uva Carmenere é a uva simbolo do Chile, assim como a Malbec é para Argentina, a Syrah é para Austrália e a Tannat é para o Uruguai.
    Podemos dizer que a uva Merlot está se encaminhando para ser considerada a uva simbolo do Brasil?
    Abraços

    Marcio Maciel

    • Olá, Marcio.

      Temos vinhos muito bons sendo produzidos com a uva Merlot, no Brasil. Nossos espumantes também já estão sendo reconhecidos mundialmente pela excelente qualidade. Não acho que devemos investir em uma única uva, para torná-la símbolo de nosso país. Ainda somos bastante jovens na produção vitivinícola se comparados a outros países, como os nossos vizinhos que você citou. Acho que ainda temos que continuar plantando e desenvolvendo vinhos com uvas diferentes.
      Abraços,
      Vanessa

  8. Olá Vanessa

    Grato pela resposta à pergunta anterior, segue mais dúvidas:
    O melhor vinho para acompanhar uma bacalhoada, é o vinho verde?
    Qual é a melhor temperatura para se degustar vinhos brancos e tintos?
    Abraços,

    Marco Maciel

    • Marco ou Marcio?

      Depende de como foi feita a bacalhoada. Não gosto muito de restringir as opções. Acho que tem um monte de vinho que combinam bem com bacalhoada. Pode ser um Merlot, um tinto do Dão, do Douro, um chardonnay mais encorpado. Dizem que os vinhos verdes tintos harmonizam bem. Eu ainda não provei.
      Quanto a temperatura:
      Espumante e doces: 6-8 graus
      Brancos leves: 10 graus
      Brancos encorpados e tintos leves: 12 graus
      Tintos médio e encorpados: 17-18 graus

      Abraços!

      • É Marcio

        A partir de agora irei degustar os vinhos nas temperaturas ideais, pois ouvir dizer que se a temperatura de um tinto por exemplo estiver bem abaixo do ideal, os aromas não afloram e se a temperatura estiver acima, sentimos muito o gosto do alcool.
        Muito grato pelas suas informações.

        Marcio Maciel

  9. Oi Vanessa, adorei ter encontrado seus videos na net, estou tirando várias dúvidas através deles.
    Comecei recentemente a me interessar por vinhos e me senti totalmente perdido nesse universo tão vasto.
    Já comprei alguns vinhos e estou começando meus estudos.
    No final de ano vamos viajar para fora do Brasil e gostaria de saber quais vinhos você me indicaria para eu comprar no Free Shop?
    Muito obrigado!!!

    • Cada Free Shop tem vinhos diferentes…a disponibilidade varia bastante. Acho que alguns Chilenos, Argentinos e Portugueses são boas compras, em vista dos preços que custam aqui no nosso mercado.

  10. Olá Vanessa. Parabéns pelo seu blog. Sou uma iniciante nesse mundo dos vinhos. Muito legal pesquisar sobre as uvas e sua regiões, degustar os vinhos também! Estou com uma dúvida sobre as rolhas. A sua importãncia também é pela conservação dos vinhos para que eles não virem “vinagre”? Obrigada.

    • Olá, Cristiane.

      A rolha é peça fundamental na conservação de um vinho. Sua vedação eficiente é o garante que o vinho esteja em boas condições na hora de apreciá-lo!
      Abraços

    • Oi, Paulo!

      Na maioria das vezes, sim. Acho que todos os vinhos só tem a melhorar quando bem harmonizados com as comidas. No entanto, nada impede de degustar um vinho sozinho. Existem vinhos tão bons, que já bastam por si só!
      Abraços

  11. Olá Vanessa, meu nome é Félix. Gostaria de saber como identificar o momento certo para beber o vinho, pois tenho algumas garrafa antigas em casa e não sei se já estão ao sabor de vinagre. Obrigado ela atenção.

    • Olá Félix. Pergunta difícil! Você deve buscar mais informações sobre o vinho, procurar saber o tempo de guarda recomendao pelo produtor. Recomenda-se também, ter mais de uma garrafa do mesmo vinho, para poder acompanhar sua evolução.
      Abraços

  12. Olá, tenho aprendido muito contigo! gostaria de pedir, se puder, fazer um video em uma vinicula, de como organizar uma adega, sua adega de outra pessoa.

  13. Ola vanessa! gostaria d ti perguntar acerca dos vinhos verdes do rotulo Casal garcia, pois tenho ouvido falar mto bem e mto mal tbem. Caso tenha alguma informacao ou tenha provado mi diga. Desd ja obrigado e parabens pelo blog.

    • Olá Eduardo.
      Eu estive em Portugal ano passado e visitei a Quinta da Aveleda, responsável pela produção do vinho Casal Garcia, que por sinal, é um dos vinhos mais vendidos no Brasil. Eu gostei muito da vinícola e saí de lá com a impressão de que eles fazem um trabalho sério. Na minha opinião é um vinho muito bom, que reflete a tipicidade do Vinho verde e é vendido por um preço justo! Recomendo! Abraços

  14. Olá Vanessa! Muito legal seu blog. Aprecio vinhos há algum tempo porém recentemente tenho “devorado” tudo que encontro pela frente que seja relacionado ao tema, desde livros, podcasts, internet, etc. Legal saber que existem eventos e grupos que se encontram em Santo André, que é onde moro. Parabéns!

  15. Olá Vanessa, vi um post seu sobre Reims, e estou indo para lá e gostaria de saber sobre o transporte público, é igual a Paris? Simples e funcional? Ou dá pra fazer tudo a pé mesmo?
    Grato,
    Joe.

    • Oi Joe,

      O transporte público é muito bom e dependendo de onde você se hospedar e da sua disposição, dá para visitar algumas vinícolas à pé. Alugar um carro é mesmo desnecessário.
      Abraços,
      Vanessa

  16. Olá Vanessa…
    meu nome é Tere, estou montando uma adega de madeira, de 1,5×1,8, para dar de presente ao meu marido no dia dos pais, gostaria de umas dicas suas, para comprar uns vinhos bons, mas com um preços bem em conta, eu moro na divisa da argentina, aqui os vinhos argentinos ficam com um valor bom, ja que o peso argentino ta baixo, eu quero compra tudo lá. Somos iniciantes, e não temos muito conhecimento, na verdade ele gosta muito de cabernet souvignon, gostaria muito da sua ajuda.
    Abraços,
    Tere

    • Olá Tere, o Guia de vinhos “Descorchados”, especializado em vinhos argentinos e chilenos, é uma excelente dica para você. Eu recomendaria o Cabernet Sauvignon 2004 do Carmello Pati. No guia vc irá encontrar diversas opções.
      Abraços,
      Vanessa

  17. Bom dia,

    Me tira uma duvida por gentileza.

    Como posso saber que o vinho esta vencido ou oxidado?

    Grato desde já pela sua atenção;

    Alessandro Mesquita

  18. Olá Vanessa, tenho acompanhado seus vídeos e gostaria de sua ajuda, pois estou querendo construir uma adega para 100garrafas, uma adega em armário e que fosse climatizada, caso vc conheça também alguma empresa especializada no assunto e poder me indicar, sou de Goiânia . Abs

    Thiago

  19. Olá Vanessa! Qual a diferença entre a classificação Gran Reserva e Premium?
    Parabéns pelo trabalho!!

    Abs! Quyryathe-Jearhym

    • Olá Quyryathe, como vai?

      Na Espanha, Gran Reserva significa que o vinho tinto estagiou em carvalho por um mínimo de 18 meses. Em outros países não existe regulamentação, por tanto é muito comum que estes termos (Gran Reserva, Premium) sejam utilizados como estratégia de marketing. O produtor geralmente os emprega nos vinhos de alta gama da vinícola, mas isso não garante qualidade.
      Abraços,

  20. Olá, Vanessa, gostaria de saber a sua opinião quanto aos clube de vinhos existentes. Vale a pena ? Mesmo perdendo a liberdade de escolha, compensa pagar uma preço fixo mensal para se ter exemplares escolhidos por pessoas “entendidas” ?
    Normalmente, compensa o preço que cobram para o preço dos vinhos escolhidos ?
    obrigado

    • Olá Alex! Vale a pena sim, principalmente para quem ainda não está muito acostumado a comprar vinhos. O clube irá garantir a variedade de estilos. Quanto aos preços, geralmente também compensa, porque quem é sócio paga menos pelas garrafas.
      Abraços

  21. Olá Vanessa, como vai?
    Tenho acompanhado seus vídeos no youtube e estou adorando, montei uma pequena adega de vinhos e estou querendo entender a cada dia mais.
    Você pode me ajudar e me dizer por onde eu devo começar a entender sobre vinhos?
    Mandei algumas fotos por e-mail da minha pequena adega e os vinhos que eu tenho, você poderia dar uma olhada e me dizer se a minha adega está bem de vinhos.

    abraços

  22. Olá Vanessa! Assisti a vários videos até de enólogos experientes!. Mas com essa didática,ainda não vi!parabéns! Mandei um convite pra te seguir no instagran.me add.meu endereço é:Oseasr um grande abraço!e aprendi muito com seus ensinamentos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s