Seja bem-vindo a terra de Dom Quixot!

Seja bem-vindo a terra de Dom Quixot!

Bem ao centro da Espanha, país com a maior área de vinhas plantadas em todo o mundo e o terceiro maior mercado produtor de vinhos, está localizada a região vitivinícola de Castilla La Mancha. Uma região singular com um enorme patrimônio gastronômico, social, histórico e cultural, cenário das aventuras do famoso personagem literário Dom Quixote de La Mancha, escrito por Miguel de Cervantes.

O nome “La Mancha” tem origem na expressão “Mantxa” que, em árabe, significa “terra seca”, o que de fato caracteriza a região.

Neste território, o clima continental ao extremo provoca grandes diferenças de temperatura. Nos dias quentes de verão, os termômetros podem alcançar os 45°C, enquanto que, nas noites de frio intenso do inverno, as temperaturas podem chegar a até -15°C.

É dessa macrorregião, composta por regiões menores, incluindo sete “Denominações de Origem”, das quais destacamos La Mancha e Valdepeñenas, que se origina quase 50% do total de litros de vinho produzidos anualmente na Espanha. La Mancha é a principal região, sendo considerada a maior DO (denominação de origem) da Espanha e a mais extensa zona vinícola do mundo. As principais uvas produzidas são a uva branca Airen e a popular tinta espanhola  Tempranillo, também conhecida como Cencibel. Já Valdepeñenas, localizada mais ao sul, mas com as mesmas condições climáticas, tem construído sua boa reputação graças à produção de vinhos de grande qualidade, normalmente varietais da uva Tempranillo ou blends desta com castas internacionais.