A sutil combinação de dois mundos!

A sutil combinação de dois mundos!

Nos encontramos em plena estação das flores, onde a beleza poética do desabrochar primaveril inspira os enamorados aos doces enlevos do romantismo.

Paira na atmosfera o encanto espontâneo que propõe a reflexão e a apreciação da beleza natural que nos rodeia.

A Primavera nos convida à abertura para o novo e a aceitar novos desafios.

Hoje vamos falar um pouco sobre um admirável e ainda pouco conhecido estilo de vinho, o vinho rose ou rosado, como preferirem.

O processo de vinificação em rose se dá de três maneiras:

_ Através de uma breve maceração pré-fermentativa, onde o enólogo separa as cascas do mosto após a obtenção da cor desejada. Esses são os vinhos de cor mais clara com aromas e textura mais delicada, estilo Provence.

Realizando uma sangria de uma determinada quantidade do mosto já em fermentação na elaboração do vinho tinto e depois continuando a vinificação em temperaturas mais baixas como na elaboração dos vinhos brancos. Esses são os vinhos de cor mais intensa e de textura mais robusta com notas frutadas e intensidade gustativa ao estilo Tavel, Lirac, Navarra e vasta paleta de rótulos encontrada no Novo Mundo.

No velho mundo predominam as castas Garnacha Tinta (Grenache Noir), Cinsault e Cabernet Franc. No novo mundo, as opções são irrestritas e encontramos uma grande paleta de possibilidades, tanto em vinhos monovarietais quanto em blends diversos.

_ Um terceiro viés é a mistura do vinho tinto ao vinho branco, processo conhecido como assemblage, prática porém permitida apenas na região de Champagne na elaboração dos Champagnes roses, sendo vedada em outras regiões.

Assim, trazendo o melhor dos dois mundos, a aromaticidade e acidez dos brancos com o frutado e os taninos dos tintos em uma junção que incorpora equilíbrio e elegância, o vinho rose é único na sua forma de expressão sensorial, sempre instigante e persuasiva.

Harmoniza bem com aperitivos e pastas, frutos do mar grelhados, paelhas e carnes brancas.

Na Vinoart oferecemos um vasto portfólio de várias regiões do mundo capaz de atender a todos os paladares e preferências, dos ligeiramente doces aos secos e elegantes sem nenhum açúcar residual.

Convide alguém especial para aproveitar nosso clima tropical desfrutando de momentos especiais que o frescor de uma garrafa de um bom rose pode proporcionar.

Um brinde a todos! TIN TIN